quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O perigo da “cola” na escola

O perigo da “cola” na escola

“Colar” em provas escolares, quando se é criança ou adolescente, é considerado pela psiquiatria um forte indicativo de possível transtorno de conduta, na juventude, e transtorno da personalidade antissocial, na vida adulta. Prova disso é que a Classificação Internacional de Doenças (CID-q10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) abrem capítulos específicos para a “cola”. Agora, pesquisadores americanos do Josephson Institute of Ethics corroboram essa tese num dos mais exaustivos estudos, que analisou sete mil jovens: quem cola tem quatro vezes mais chances de enganar o chefe quando se tornar um profissional, três vezes mais chances de não devolver um eventual troco a mais na compra de um produto, além de apresentar forte tendência para mentiras e burla de dados e informações.

A informação acima está na ISTOÉ desta semana. Inclusive o destaque em “negrito” foi preservado nessa transcrição. Há muito tempo, bem antes da psiquiatria, a Bíblia já alertava: aquele que é fiel no pouco será também fiel no muito. Lucas 16:11.

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