quinta-feira, 23 de julho de 2009

Os Batistas do Sétimo Dia


Séculos antes de surgir os adventistas, os batistas do 7° dia já eram os heróis da fé. Em um mundo sem democracia, eles enfrentaram todos em defesa do sábado do sétimo dia.

Os batistas do sétimo dia datam sua origem com o movimento separatista do século XVII, na Inglaterra. Com a ênfase renovada nas Escrituras para a doutrina e a prática livres da igreja, homens tais como James Ockford, William Saller, Peter Chamberlain, Francis Bampfield, Edward e Joseph Stennett concluíram que se observar o Sábado do sétimo dia era uma exigência imprescindível do cristianismo bíblico. Permaneceram unidos dentro da irmandade batista tendo convicções compartilhadas, praticando, porém, a observância confidencial do Sábado do sétimo dia. A partir do momento em que o poder do Estado foi usado para impor a conformação a um dia comum da adoração, a separação tornou-se necessária.

Têm-se registros deles desde 1617, na Inglaterra, quando a primeira Igreja Batista a guardar o sábado foi organizada, a Mill Yard Seventh Day Baptist Church, estabelecida em Londres, liderada por Peter Chamberlain. O primeiro livro de registro da Mill Yard foi destruído num incêndio, mas o segundo começa em 1673. Esta igreja batista do sétimo dia continua suas atividades até o presente. Eles possuem uma história grande de perseguições na Inglaterra. O Livro que a explana pode ser comprado no site oficial da Igreja:






Foi Raquel Oakes, uma batista do 7° dia, que levou a mensagem do sábado a simpatizantes do movimento Millerita. A verdade do sábado foi analisada por José Bates, Tiago White e Ellen White, (os fundadores do adventismo) que passaram a guardar o sábado por volta de 1846.

A Igreja Batista do 7° Dia surgiu no Brasil em 1913 como dissidentes curitibanos da Igreja Adventista do 7° Dia. Os fundadores brasileiros na verdade rejeitaram a Mensagem dos 3 Anjos, uma luz maior, não possuindo a mesma nobreza dos membros batistas do 7° dia dos séculos 17-19. Historicamente os batistas do 7° dia são dignos de respeito por defenderem a verdade quando poucos tinham coragem.

Site Oficial: Conferência dos Batistas do 7° Dia

(Adventismo em Foco) e (Eventos Finais)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails