segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Livro de Gálatas, a Lei e os Adventistas

Um leitor de nosso blog perguntou:

Muitas igrejas protestantes dizem que o sábado foi abolido usando essas passagens bíblicas como: Oséias 2:11 – Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e o seus sábados e todas as suas festividades. Colossenses 2:14,16 – Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos SÁBADOS.

Parecia que Paulo estava escrevendo aos adventistas quando escreve aos Gálatas e trata de livra-los dos enganos que os judeus queriam fazê-los a guardar a lei . O livro inteiro ressalta que a salvação não é pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo. Faz menção da observância de certos dias como uma parte da escravidão da lei (Gl 4.3-11)./ Cristo é o fim da lei ( Rm 6.14; 10.4). Aguardo suas considerações sobre isso.


RESPOSTAS:

Caro amigo, em primeiro lugar gostaria de dizer que não são as Igrejas Protestantes ou mesmo a Igreja Católica que dizem que a lei de Deus foi abolida. Todas estão de acordo, até mesmo a Igreja Adventista do 7° Dia que o que foi abolido foram os sacrifícios de animais, pois Jesus foi o nosso sacrifício. As principais Igrejas do cristianismo afirmam que a lei moral, os 10 mandamentos e outras normas morais, continuam em vigor. Todas ensinam no catecismo os 10 mandamentos para suas crianças.
Recomendo os seguites artigos que mostram que estas igrejas confirmam a validade da lei de Deus:

1- Igreja Católica

2- Igreja Batista

3- Igreja Presbiteriana

4- Igreja Luterana

5- Igreja Anglicana

6- Igreja Metodista

Todas estas igrejas mantém a mesma interpretação do livro de Gálatas do que a Igreja Adventista do 7° Dia: O livro inteiro ressalta que a salvação não é pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo. No entanto, todas entendem que aquelas pessoas que seguem a Cristo, o obedecem por amor. Se alguem diz estar em Cristo e quebra a lei é mentiroso. Vejamos 3 textos sobre isso. O primeiro é do apóstolo João:

(I João 2:3-6) – E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

Os dois textos seguintes são do Apóstolo Paulo:

(Romanos 2:13) – Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

(Romanos 3:31) – Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

Como você pode ver os crentes “estabelecem a lei”. Porque nenhum assassino, adúltero ou mentiroso pode ser chamado de crente. Estes geralmente são conhecidos na sociedade por “falsos crentes” e são caricturizados em filmes e novelas.

Portanto o Livro de Gálatas trata da seguinte questão: “Você não pode ser salvo por esforço pessoal, por ter boas obras ou guardar a lei. Nem se você doar todo o seu dinheiro aos pobres você será salvo, pois a salvação está no que Cristo fez por nós”.

Mas os demais livros da Bíblia, e até mesmo do Apóstolo Paulo prosseguem com a explicação: “Você já acredita em Cristo? Então está salvo, mas deve andar como ele andou. Cristo não andou quebrando a lei, mas andou longe do pecado. Se você andar junto com Cristo, terá boas obras e guardará os mandamentos de Deus, mas como consequência de sua salvação. Não fará estas coisas para ser salvo”.

Muitas igrejas estão de acordo com a explicação acima. Em relação ao dia de descanso, em todas as igrejas protestantes clássicas e na Igreja Católica, embora não seja o sábado, ele continua sendo obrigatório no domingo. Na Igreja Católica andar junto com Cristo significa participar dos sacramentos e ir todos os domingos nas missas. O Domingo é considerado o dia do Senhor e sua violação é pecado. Vários artigos do Catecismo são dedicados ao “domingo” e inclusive a carta papal Dies Domini de 1998. O mesmo na Igreja Batista, Presbiteriana, Anglicana, Metodista etc.

Apenas as igrejas pentecostais e neopentecostais surgidas no século XX, não pregam com dedicação sobre o dia santo do Senhor (o domingo). Mas na prática ser converso significa frequentar a igreja todos os domingos. Se você parar de ir certamente receberá a visita de alguns irmãos para saber o que está acontecendo.

A profecia de Oséias 2:11 se refere ao fato de que Deus não pode aceitar festas religiosas e nem a guarda do sábado de pessoas que pecam deslavadamente. A continuação deste texto esclarece esta questão:

(Oséias 2:13) – Castigá-la-ei pelos dias dos Baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou dos seus pendentes e das suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR.

Como o povo se enredou no pecado e esqueceu do Senhor, ele prometeu acabar com suas festas inúteis e seus sábados, que se tornaram odiosos aos seus olhos.

O Livro de Colocenses se refere a 2 fatos distintos:

Colossenses 2:14,16 – Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças,

Repare na palavra ”Ordenanças”. O Livro de Ordenanças ficava ao lado da arca da aliança e tratava das leis de remissão de pecados, baseados em sacrificios de animais:

(Deuteronômio 31:26) - Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.

A Lei Moral, ficava dentro da arca da aliança. O Livro de Ordenanças ficava AO LADO da Arca. Todas as igrejas ensinam a lei moral resumidas nos 10 mandamentos e a maioria ensina que a transgressão do “domingo” é pecado.


Portanto, a grande maioria das Igrejas não interpreta que Colossenses ou Gálatas tenham abolido a Lei de Deus.

O segundo ponto de Colossenses é quando Paulo declara que “não vos julgueis por causa de sábados, festas” (Col 2:16). Paulo não poderia estar reprimindo estas coisas, pois ele próprio guardava a festa de Pentecostes:

(Atos 20:16) - Porque já Paulo tinha determinado passar ao largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes.

E Paulo mesmo declarou que nada ensinou contra a Lei:

(Atos 24:14) - Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

O que Paulo ensinou é que a Lei não nos traz salvação. Os falsos mestres distorcem facilmente esta verdade acrescentando que “não devemos guardar a lei”. Mas Paulo declarou que “não abolimos a lei pela fé, mas a estabelecemos” (Romanos 3:31) e aquele que “somente ouve e não pratica a lei não é justo perante Deus” (Romanos 2:13).

Assim, em Colossenses 2:16 Paulo se refere a pessoas que provavelmente misturaram a religião pura (a guarda das festas e sábados de Deus) com o paganismo. Vejamos a continuação do texto:

(Colossenses 2:18) – Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,

Alguns comentaristas cristãos declaram que havia um sincretismo, uma mistura de cristianismo e paganismo (culto aos anjos) em Colossos, que levou Paulo a escrever a carta aos Colossenses.

Como vimos, os escritos de Paulo são COMPLEXOS e tratam de vários temas diferentes. Pedro, percebeu como eles são facilmente distorcidos e declarou:

(II Pedro 3:16) - Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

Portanto, devemos entender que Paulo disse que não podemos ser salvos guardando a lei. Mas os salvos por Cristo, os crentes o obedecem. “Não Matam, Não Mentem, Vão na Igreja no Sábado”. O resumo de tudo é:

(Apocalipse 14:12) – Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Ser Santo é ter fé em Jesus e guardar os mandamentos de Deus.

(Adventismo em Foco) e (Eventos Finais)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails