sexta-feira, 17 de julho de 2009

O que o Espírito Santo diz sobre a Cafeína?


Depois desta Charge sobre a eterna disputa entre a Coca e a Pepsi podemos ler o que a inspirada profetiza Ellen White, diz sobre as bebidas cafeínadas, sendo a voz do Espírito de Deus nesta questão:

Todos devem dar claro testemunho contra chá e café não os usando nunca. São narcóticos, igualmente nocivos ao cérebro e aos outros órgãos do corpo. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 430.

Tomar chá e café é pecado, condescendência prejudicial, que, como outros males, causa dano à alma. Esses diletos ídolos criam estimulação, ação mórbida do sistema nervoso. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 425.

O chá… entra na circulação e desequilibra gradualmente a energia física e mental. Ele estimula, instiga, e aviva o movimento do maquinismo vivo, forçando-o a uma ação fora do natural, e dá assim ao que o toma, a impressão de que lhe está prestando grande serviço, comunicando-lhe vigor. Isso é um engano.

O chá tira a resistência dos nervos e deixa-os grandemente enfraquecidos. Uma vez dissipada sua influência, e abatida a aumentada ação produzida por seu uso, qual é então o resultado? Desânimo e debilidade correspondentes à vivacidade artificial que o chá comunicara.

Quando o organismo já se encontra sobrecarregado e necessita repouso, o chá leva a natureza, mediante estímulo, para efetuar ação desusada, fora do natural, diminuindo-lhe assim a capacidade de realização e de resistência; e suas forças se esgotam antes do tempo que o Céu designava que o fizessem. O chá é venenoso para o organismo. Os cristãos devem deixá-lo em paz. … O segundo efeito do chá é dor de cabeça, insônia, palpitações do coração, má digestão, tremor dos nervos, e muitos outros males. Testimonies, vol. 2, págs. 64 e 65.

A influência do café é em certo grau a mesma que a do chá, mas o efeito sobre o organismo é ainda pior. Sua influência é estimulante, e justamente no grau em que ela se eleva acima do nível natural, causará exaustão e prostrará abaixo do natural. Os bebedores de chá e café têm estampado no rosto os sinais. … Não se vê no semblante o viço da saúde. Testimonies, vol. 2, págs. 64 e 65.

O café é uma satisfação prejudicial. Estimula temporariamente o intelecto, … mas o efeito posterior é exaustão, prostração, paralisia das energias mentais, morais e físicas. A mente debilita-se, e a não ser que mediante determinado esforço seja vencido o hábito, a atividade cerebral fica permanentemente diminuída. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 34.

Efeitos de Todas as Bebidas que Contêm Cafeína

A ação do café, e de muitas outras bebidas populares, é idêntica. O primeiro efeito é estimulante. São agitados os nervos do estômago, que comunicam irritação ao cérebro, o qual, por sua vez, desperta para transmitir aumento de atividade ao coração, e uma fugaz energia a todo o organismo. Esquece-se a fadiga; parece aumentar a força. Estimula o intelecto, torna-se mais viva a imaginação. A Ciência do Bom Viver, pág. 326.

Por essa contínua vontade de satisfazer o apetite, o natural vigor da constituição se torna gradual e imperceptivelmente prejudicado. Caso queiramos conservar a ação sadia de todas as faculdades do organismo, a natureza não deve ser forçada a uma ação antinatural. A natureza se manterá em seu posto de dever, e fará sábia e eficientemente seu trabalho, uma vez que os falsos esteios que foram introduzidos para lhe tomar o lugar sejam retirados. Review and Herald, 19 de abril de 1887.

Muitas pessoas que se acostumaram ao uso de bebidas estimulantes, sofrem de dores de cabeça e prostração nervosa, e perdem muito tempo devido a doenças. Imaginam que não podem viver sem o estímulo, e são ignorantes de seus efeitos sobre a saúde. O que o torna mais perigoso é que seus maus efeitos são com freqüência atribuídos a outras causas. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 35.

Fonte: Temperança p. 76-78
(Eventos Finais)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails