sexta-feira, 28 de agosto de 2009

João 5:24 afirma que os cristãos NÃO serão julgados por Deus?


“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”

A doutrina do juízo é uma das mais importantes da Bíblia, pois, nos conclama ao preparo para a volta de Jesus Cristo (Apocalipse 14:6, 7; 2 Pedro 3). Vemos em diversos textos que um dia Deus pedirá contas aos seres humanos de tudo aquilo que fizeram com a vida e com o corpo que Ele lhes deu (Eclesiastes 12:13 e 14; Mateus 16:27; Romanos 14:12; 2 Coríntios 5:10, etc.).

A Palavra de Deus também ensina que os filhos de Deus, antes da volta de Jesus, serão julgados (este é o chamado Juízo de Investigação ou Juízo Investigativo) a fim de que o universo possa comprovar que eles e Deus são justos (Deus será justificado ao mostrar que lidou corretamente com o pecado – ver Romanos 3:4). Tal juízo não é uma condenação, mas sim uma vindicação do caráter de Deus (das acusações de satanás) e de Seus filhos (ver Daniel 7:9 e 10; 2 Coríntios 5:10; 1 Pedro 4:17; Apocalipse 3:14-22; 1 Coríntios 15:51 e 52 (se essas pessoas foram consideradas dignas de receber a vida eterna, um julgamento tem de ter sido feito antes da volta de Jesus); Apocalipse 14:7, etc.) Antes de Jesus vir para “retribuir a cada um segundo as suas obras” (Apocalipse 22:12) Ele terá de fazer uma avaliação prévia na presença dos anjos (Daniel 7:9, 10) para mostrar-lhes quem permaneceu fiel a Ele até o fim. (no íntimo, que só Deus pode ver).

Como podemos harmonizar este ensino com João 5:24? Estudando a palavra grega para “juízo” neste texto, tudo ficará esclarecido. O termo usado é krisis e se refere ao Juízo Condenatório, aquele no qual os ímpios serão condenados, separados de Deus para todo o sempre. A versão bíblica Almeida Revista e Corrigida traduz corretamente este verso: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou não entra em condenação…”. (Grifo acrescentado).

Deste modo, podemos concluir que o texto de João 5:24 não contradiz o ensino bíblico do Juízo Investigativo que ocorre antes da volta de Jesus, pois o tipo de juízo mencionado por Jesus neste verso é o Juízo Condenatório, do qual o crente não faz parte.

Um abraço,

Leandro Quadros.

(Na Mira da Verdade)


(Eventos Finais)

Leia Mais…

Participe do sorteio de 20 DVDs "Evidências"

A gravadora Novo Tempo e o blog Criacionismo fizeram uma parceria e oferecem a você, leitor deste blog, a chance de participar do sorteio de 20 DVDs "Evidências", volumes 1 e 2, do Dr. Rodrigo Silva. O volume 2, recém-lançado, aborda, entre outros assuntos, estes: a Arqueologia e a Bíblia, a Bíblia e os Manuscritos do Mar Morto, o Selo de Jezabel, as catacumbas de Roma, Deus Existe?, história da evolução, história da ciência moderna, Jesus Cristo - mito ou realidade?, o rosto de Jesus e a Nova Ordem Mundial. Cada volume contém quatro DVDs que vêm numa embalagem (box) especial. Não perca essa oportunidade! Clique aqui e saiba como participar do sorteio.

Leia Mais…

Eu preciso quebrar o silêncio?


A maioria das pessoas que tem acesso ao material da campanha Quebrando o Silêncio pensa em outras pessoas como agentes de violência. Porém, no fim do ano de 2008, passei por algo que me fez repensar minhas atitudes.

Sou pai de duas crianças (Lívia, de seis anos, e Kalel, de cinco) e sempre brincamos no Natal. Como cristãos, explicamos o real significado dessa data e temos, em família, o costume de surpreender nossos filhos com presentes que são colocados embaixo da famosa árvore. E são várias bugigangas que eles recebem de mim, minha esposa, tios e avós. Como bônus, na semana do Natal, sempre “aparece”, antecipadamente, um ou outro brinquedo embaixo da árvore.

Também nutrimos a ideia da existência do Papai Noel, contrariando até coleguinhas e professores da Lívia que diziam que ele não existe. Para o Natal de 2008, havia uma promessa especial em nossa brincadeira: a Lívia e o Kalel conheceriam o Papai Noel deles. Comprei minha fantasia vermelha, ensaiei meu melhor Ho! Ho! Ho! e curti muito a expectativa dos meus pequenos. Finalmente minha esposa e eu nos revelaríamos para eles.

Porém, uma semana antes do Natal, a Lívia fez algo merecedor de disciplina.

Como ferramenta de educação, armei-me de uma varinha e disse para a Lívia:

- Não está certo o que você fez e eu já chamei sua atenção várias vezes a esse respeito. Você sabe que precisa de castigo, não sabe?

- Sim, pai! – disse ela, sem tirar os olhos da varinha – Eu sei.

- Vou dar duas escolhas para você – falei, pensando que era uma grande oportunidade de ensinar, também, sobre escolhas. – Qual castigo você quer: duas varadas, ou ficar sem os presentes e a brincadeira de Natal?

Na minha mente, a resposta era óbvia: a Lívia escolheria a varinha, afinal, qual criança do mundo abriria mão de brincar no Natal e ganhar presentes? Mas a resposta me surpreendeu. Com uma lágrima rolando antecipadamente pela bochecha rosada, a Lívia disse:

- Pai, eu fico sem o Natal, mas, por favor, não em bate.

Fiquei sem chão. Não imaginava que aquela vara doesse tanto no corpo e na mente da minha filha. Arrependi-me de ter feito a proposta; arrependi-me de usar a varinha como ferramenta rápida e “eficaz” para disciplina. Naquele momento, eu era o agressor da minha filha.

Palmadas, chineladas, varadas, gritos, sempre são muito eficazes. É como jogar água fria numa fogueira. Como as crianças estão em constante (e barulhento) movimento, esses meios de correção imediatos podem ser banalizados pelos pais. Mas o quanto isso lesiona o corpo e a autoestima de nossos filhos?

A agressão pode ser verbal e descontrolada, falando impropérios para nossos pequenos. Geralmente as palavras ferem muito mais do que imaginamos, machucando a estima dos filhos e degradando seus sentimentos. Principalmente, nossas palavras podem colocar dúvida na mente pueril dos filhos quanto ao amor que sentimos por eles.

Se palavras machucam, as ações de violência contra uma criança também. Chineladas, varadas, palmadas, quando fizerem parte dos recursos de disciplina dos pais, devem ser utilizadas, no mínimo, com muita moderação e apenas para casos extremos. Os pais devem avaliar, inclusive, qual a frequência e intensidade com que usam tais recursos.

Depois de ficar um tempo sem palavras, olhei para minha filha à minha frente e perguntei:

- Dói muito a varada?

- Dói – ela disse.

Meu coração mole de pai, então, deu uma nova alternativa:

- Vamos fazer o seguinte: dou uma varada apenas, e mais fraca. Assim você pode brincar o Natal e ter seus presentes.

A Lívia aceitou e levou a varada mais leve de sua vida, pois, diante da violência do próprio pai, ela quebrou o silêncio e revelou o quanto aquilo a machucava.

(Denis Cruz é advogado e autor do livro Além da Magia)


(Criacionismo)

Leia Mais…

Domingo também é dia de aula

Em vez do silêncio típico dos domingos, gritos e risadas de crianças e adolescentes ecoaram pelos corredores do Colégio Israelita Brasileiro ontem, em Porto Alegre. Para compensar o atraso no calendário escolar – as aulas, que se iniciariam em 3 de agosto, começaram no dia 17 em função da gripe A –, a instituição da Capital decidiu que o domingo também seria um dia letivo. A religião foi decisiva na escolha, já que o colégio segue as tradições do judaísmo. Como essa crença tem o sábado como dia de descanso, os 690 alunos terão até o fim do ano três domingos letivos, com aulas das 8h30min às 12h30min. Ontem [domingo], foi o primeiro. Os próximos ocorrerão nos dias 30 de agosto e 13 de setembro. A previsão é de que o calendário escolar de 2009 termine em meados de janeiro do ano que vem.

Na turma 22 da 2ª série do Ensino Fundamental, o encontro inusitado de ontem foi comemorado pelos estudantes, que assistiam, com atenção, às explicações de uma professora de hebraico.

– Nunca tive aula no domingo, mas é legal – disse Laura Sibemberg Kubaski, oito anos.

Assim como Laura, a colega Deborah Leistner Segal, sete anos, também aprovou a novidade. Numa manhã de domingo qualquer, ela aproveitaria para dormir até mais tarde e, depois, brincar com as vizinhas.

– Prefiro estar aqui – resumiu.

Para a coordenação da escola, o primeiro domingo letivo de 2009 foi um sucesso: o número de alunos que faltaram não foi expressivo quando comparado ao de qualquer outro dia de aula. Entre os professores, a adesão dos estudantes à novidade chegou a surpreender.

– Só quatro faltaram. Os outros 21 vieram. Mas causa uma certa confusão com relação à semana. Parece que hoje é segunda-feira – disse Edilene da Silva, que, pela primeira vez, lecionou em um domingo.

Nem só os alunos tiveram de comparecer ao colégio ontem. A instituição aproveitou a data para promover a Festa do Dia dos Pais, no auditório da escola. Em meio à alegria do encontro com os colegas e às homenagens à família, estudantes do 3º ano do Ensino Médio tiveram de encontrar serenidade para encarar um compromisso sério. Para eles, o domingo foi dia de fazer o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

(Zero Hora)

Nota: Isso mostra que, com boa vontade, dá para resolver o problema criado pela gripe suína. Que cada colégio/escola tenha liberdade para lidar com o assunto e não tenha que se submeter às imposições do governo que, às vezes, desconsidera a liberdade religiosa e de consciência de alguns grupos.[MB]

Leia Mais…

Tá na Bíblia nada (rsrsrsrsrs)

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), na tribuna do Senado, defendia o governo na decisão de compra de submarinos. Encerrou seu discurso dizendo que a própria Bíblia recomenda: "Se queres a paz, prepara-te para a guerra." E enfatizou: "Está na Bíblia!" Assim que desceu da tribuna, o senador Mão Santa (PMDB-PI), que presidia a sessão corrigiu: "Ô, Crivella, não está na Bíblia, não. Quem disse isso foi Mcnamara, um general americano." Crivella ficou sem graça.

Na verdade, a frase é a tradução de um ditado latino cunhado pelo Império Romano: "Se vis pacem para bellum". Teria sido escrita pelo autor romano Publius Flavius Vegetius Renatus. Mcnamara pode ter citado - certamente citou - mas não é o autor, como parece pensar o Mão Santa. E não consta que está na Bíblia. Ambos os senadores, portanto, não estavam certos.

Nota: "Bispos" também precisam ler a Bíblia de vez em quando...

(Fonte: ClicRBS)


(Criacionismo)

Leia Mais…

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Marina Silva é criacionista ou não é?

Em entrevista a Marta Salomon, na Folha de hoje, Marina Silva responde a uma questão sobre criacionismo — aquela corrente de pensamento cristã que nega a evolução das espécies [essa definição é muito simplista e cheira a fixismo] e assume os textos bíblicos sobre a origem do homem e do universo como verdades literais.

FOLHA - Antes de mudar de partido, a sra. mudou de religião, de católica para evangélica. No ano passado, equiparou a teoria da evolução de Charles Darwin ao criacionismo, que atribui a origem da vida a Deus. Entre fé e ciência, a sra. fica com a fé?

MARINA SILVA - Houve um completo mal-entendido. Fui dar palestra em uma universidade adventista, que é uma faculdade confessional. A legislação brasileira permite as escolas e as faculdades confessionais, que têm o direito de fazer a abordagem do ensino a partir da perspectiva religiosa.

Um jovem me perguntou o que eu achava de as escolas adventistas ensinarem o criacionismo. Respondi que, desde que ensine também a teoria da evolução, não vejo problema. A partir daí, as pessoas começaram a dizer que eu estava defendendo o criacionismo. Sou professora, nunca defendi essa tese e nem me considero criacionista. Porque o criacionismo é uma tentativa de explicação como se fosse científica para responder a questão da criação em oposição ao evolucionismo. Apenas acredito em Deus, é uma questão de fé. Nunca tive dificuldade em respeitar e me relacionar com os ateus, com pessoas que professam outras crenças ou outra forma de pensar diferente da minha.

(Blog do Paulo Moreira Leite, Época)

Assista à entrevista concedida pela ex-ministra ao jornalista Márcio Tonetti, no Unasp, e tire suas conclusões.

#111 Entrevista com a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva from Matheus Siqueira on Vimeo.


(Criacionismo)

Leia Mais…

Leitores se interessam por assuntos religiosos

"Leitores de fé" é o título de uma das reportagens da revista IstoÉ desta semana. Segundo a matéria, “no ano passado, o segmento da religiosidade foi o que mais cresceu em faturamento e em exemplares produzidos e vendidos (veja o quadro abaixo), segundo a pesquisa ‘Produção e vendas do mercado editorial brasileiro em 2008’, divulgada recentemente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ao contrário dos levantamentos anteriores, no último ano a CBL contabilizou a venda nas igrejas – responsáveis pela comercialização de três milhões de exemplares em 2008.

“A venda de livros pela internet, em supermercados e bancas de revistas, também foi decisiva para atender a um grande público cada vez mais interessado pela espiritualidade. O boom foi impulsionado pelos novos livros da fé, que não se limitam à doutrina religiosa. A maioria dos best-sellers desse mercado, que vendeu 50 milhões de exemplares e gerou receita de R$ 321 milhões no último ano, transita na fronteira entre a autoajuda e a ficção. ‘Há uma forte tendência de sensibilização espiritual e de leitores ávidos por livros que falem de fé, sem falar de igreja’, avalia Sinval Filho, diretor da Associação de Editores Cristãos (Asec). (...)

“À margem dos pontos de venda de destaque - responsáveis por 45% do mercado -, os livros evangélicos se fortalecem nos canais alternativos de comercialização: livrarias especializadas, vendas de porta em porta e igrejas. Apesar da falta de visibilidade literária, são eles os principais responsáveis pelo crescimento do segmento religioso. Segundo a Asec, o mercado editorial evangélico cresce 25% ao ano, em sintonia com o aumento do número de fiéis da doutrina na população - são mais de 40 milhões de seguidores e 200 mil igrejas. O faturamento somado das editoras ultrapassa os R$ 300 milhões. ‘A profissionalização do setor vai garantir a presença dos livros evangélicos nas prateleiras nos próximos anos’, aposta Sinval Filho. (...)”

Nota: Para desespero de Dawkins e sua turma, cada vez mais cresce o interesse do público leitor por assuntos ligados à religião e à espiritualidade. Cabe aos escritores, editores e blogueiros saber explorar bem (e com responsabilidade) esse interesse.[MB]


(Criacionismo)

Leia Mais…

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Jornal de SC fala sobre os adventistas e o Enem

“Os adventistas seguem estritamente as leis de Deus, de acordo com a Bíblia. O respeito ao sábado se enquadra nas leis morais, explícitas nos mandamentos. Segundo a Bíblia, ao terminar o mundo em seis dias, Deus estabeleceu um dia – o sábado – para que o ser humano parasse com suas atividades e repousasse, para que se lembrasse do Deus Criador.

“‘Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra que, como Criador, fizera’ (Gênesis 2:1-3).

“O quarto dos dez mandamentos morais diz: ‘Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem o teu animal, nem os forasteiros das tuas portas para dentro’ (Êxodo 20:1-10).”

O texto acima acompanha uma reportagem sobre os adventistas e o Enem, publicada no jornal catarinense Notícias do Dia, de hoje. Um bom exemplo de bom jornalismo informativo e não tendencioso.

Clique nos “recortes” abaixo (enviados pelo leitor Marco Aurélio Ronsani) para vê-los ampliados.


Leia também: "Orgulho (santo) de meus alunos"


(Criacionismo)

Leia Mais…

Crise ajuda a cumprir profecia de Daniel

Quando tudo apontava para a união dos países europeus em um bloco político e econômico, eis que surge a crise econômica! O site Opinião e Notícia relaciona a queda do capital financeiro com a atitude individualista dos países europeus, que antes "haviam recebido seus vizinhos do leste, em instituições como Otan e União Europeia", mas que agora se esforçaram para "salvar os empregos e reforçar os bancos". Dessa forma, as palavras de Daniel 2:43 se mantêm atualíssimas: sobre os reis e reinos europeus, o profeta diz que "misturar-se-ão pelo casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro". Quando Deus afirma, não há quem faça acontecer o contrário!

(Questão de Confiança)


(Criacionismo)

Leia Mais…

Pior que a gripe suína

Durante os últimos meses, um assunto dominou as manchetes dos jornais: a gripe suína. Muitos começaram imaginar as mortes em massa que poderiam (ou ainda poderão) ocorrer por causa dessa nova doença, pensando também naquelas que já ocorreram e que, embora menos do que o temido, causaram muito pânico. Conversei com pessoas idosas que vivenciaram a famosa gripe espanhola, que ocorreu concomitantemente à 2ª Guerra Mundial, matando mais gente do que a própria guerra – que, aliás, foi uma das causas de essa gripe se espalhar pelo mundo. Outros idosos também me contaram do terror da gripe asiática. Então, diante de uma pandemia, muitos podem se perguntar: Será que existe algo pior? A resposta é categoricamente sim.

Sim, existe uma pandemia muito pior do que a gripe suína. A própria gripe suína está fazendo aparecer esses sintomas. Durante este inverno prolongado acima do normal, as autoridades de muitos Estados da federação proibiram o funcionamento das escolas, pois lá há aglomeração de pessoas. Curioso é que estádios de futebol, hotéis, centros de convenções... continuaram a funcionar a todo vapor, embora o risco nesses lugares seja imenso também. Os shopping centers, com o ar condicionado fresquinho, ideal para a propagação da gripe, continuaram a funcionar. Mas as escolas foram fechadas, o que causou controvérsias entre especialistas pró e contra a medida.

Agora as autoridades querem forçar as escolas a recuperar o tempo perdido forçando-as a repor as aulas em feriados e aos sábados. Essa medida é inadequada a todos, por vários motivos: muitas crianças de pais separados durante os fins de semana encontram o pai ou a mãe com quem não moram, logo aulas aos sábados prejudicam esse aspecto da vida familiar de muitas crianças.

Dada a indisposição da imensa maioria dos alunos de ir aos sábados à escola, é certeza que a reposição a ferro e fogo durante esse dia não há de realmente melhorar o desempenho da educação neste país, que ostenta vergonhosos títulos de fracassos pedagógicos nos testes educacionais.

O MEC e o governo de São Paulo pouco (nada) fizeram desde o fim da ditadura militar em 1984 para melhorar a educação em suas respectivas esferas. Certamente não é promovendo aulas aos sábados – que 99,9% da população não quer – que vai melhorá-la.

O governo de São Paulo desde os anos 90 vem insistentemente tirando a autonomia das escolas, descumprindo assim a LDB que prevê a gestão democrática do ensino; ou seja, cabe às escolas decidir como repor essas aulas, não ao governo. Mas essa ação ditatorial (dentre outras) atrapalha e muito o andamento da escola.

Aulas aos sábados em escolas públicas ferem o direito das minorias religiosas guardadoras do sábado, como judeus, adventistas do sétimo dia, batistas do sétimo dia, dentre outros. Em nenhum momento, as autoridades de São Paulo mencionaram qualquer provisão para os professores ou alunos que pertençam à essas religiões?

A LDB permite redução da carga horária anual em caso de epidemias, o que torna as imposições mais autoritárias do que já são.

Tudo isso é muito lamentável, pois o Brasil é um país pujante por causa da liberdade de consciência e crença firmemente construída por grandes nomes como Rui Barbosa, Graça Aranha, Joaquim Nabuco, José Bonifácio, Barbosa Sobrinho, e outros.

A gripe suína e a reação autoritária subsequente, apontam para algumas sérias questões:

1. Nossas autoridades estão indispostas a ouvir os interesses da população, mas seguem suas agendas de valores questionáveis e escusos. É bom lembrar da arrogância do nosso Senado também.

2. Há uma insistência das autoridades em São Paulo de forçar aulas aos sábados, ainda que a imensa maioria da população e da classe dos trabalhadores da educação nos últimos anos tenha rechaçado as tentativas de que isso possa ocorrer. Portanto, é uma atitude antidemocrática.

3. O acordo assinado entre o Brasil e o Vaticano (leia mais aqui e aqui) começa a surtir funestos efeitos. O Brasil começa a deixar de ser laico e começa a ser fantoche de uma religião que tenta usar meios políticos para se impor.

Por isso convém dizer que se existe algo pior do que a gripe suína ou qualquer outra pandemia, sem dúvida, é a mistura Igreja-Estado, que joga por terra qualquer anseio democrático, ocasionando atraso político e social, exaurindo recursos públicos os quais deveriam servir a todos os cidadãos, sem exceção, para que sirvam a essa ou àquela igreja.

O governo brasileiro, como fiel fantoche, já está tomando as devidas provisões para introduzir nas escolas públicas aulas de religião, o que é condenado pela maioria dos especialistas, como o sociólogo da Universidade Estadual Paulista José Vaidergorn, que considera o ensino religioso numa escola pública algo discriminatório. Ele acha que “o ensino voltado para uma determinada religião pode constranger os alunos que não compartilham dessas ideias. O professor ressalta ainda a possibilidade de que, dependendo da maneira como forem ministradas, as aulas de religião podem incentivar a intolerância entre os estudantes. “Em vez de a educação fazer o seu papel formador, o seu papel de suprir, dentro das suas condições, as necessidades de formação da população, ela passa a ser também um campo de disputa política e doutrinária” (UOL, 23/08/2009).

O acordo está tramitando no Congresso e tem tudo para passar. A maioria dos políticos é católica, e, infelizmente, ao contrário de outros grandes políticos também católicos do passado (que rechaçaram mais de que categoricamente a mistura Igreja-Estado), não estão comprometidos com a sustentação da democracia plena; também estão em descompasso com a população, haja vista a corrupção endêmica que assola os meandros do poder.

Esses políticos também se recusam a analisar a má história de tais tratados. A primeira Concordata foi assinada em 1929, pelos ditadores Mussolini, Hitler, Salazar, Franco, Pinochet, entre outros, e agora Lula, que disse que a imprensa ocasionou o suicídio de Getúlio Vargas, incomodou o Collor e agora atrapalha o Sarney...

Fazem vistas grossas para o fato de que o atual papa devolveu os direitos religiosos a Williamson, religioso declaradamente antissemita, que não abdicou de suas mal-intencionadas crenças, sendo por isso expulso da Argentina, onde morava. Também homenageou o ditador espanhol Franco, o que despertou a ira dos espanhóis.

Por isso, se você está preocupado com a gripe, preocupe-se dez vezes mais com o fim da religião e o fim do Estado, pois essa mistura vai tirar todo o poder do Estado de servir materialmente à população e tirará o poder da religião (ou das religiões) de cumprir(em) sua função de ser guia moral independente; de ser uma voz corajosa e forte a despertar a consciência da nação, enfrentando a corrupção política custe o que custar, jamais comprometendo-se com ela.

(Sílvio Motta Costa, professor em Campinas, SP)


(Criacionismo)

Leia Mais…

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mais de mil e quinhentos acessos, Obrigado!!!


Ampliar


Ampliar

Mais de mil e quinhentos acessos, Obrigado!!!

Gostaria de agradecer a todos os que acessam este meio de comunicação onde anunciamos a mensagem do advento a todo mundo em nossa geração.

E que fizeram com que em apenas 8 meses chegassemos mais de mil e quinhentos acessos desde 05 de Janeiro à 24 Agosto 2009.

Mais uma vez obrigado a todos, pois com amor louvamos ao Senhor.

Leia Mais…

O ossuário do irmão de Jesus e o silêncio da mídia

Quando descobrem um fóssil duvidoso tido por algum especialista como "elo perdido" ou coisa que o valha, a mídia geralmente faz aquele estardalhaço. Por que, então, silenciaram sobre a primeira descoberta arqueológica referente a Jesus e Sua família? O ossuário (urna funerária, foto abaixo) de Tiago data do século 1 e traz a inscrição em aramaico "Tiago, filho de José, irmão de Jesus" (Ya'akov bar Yosef achui d'Yeshua). Oculto por séculos, o ossuário foi comprado muitos anos atrás por um colecionador judeu que não suspeitou da importância do artefato. Só quando o renomado estudioso francês André Lemaire viu na urna, em abril de 2002, a inscrição na língua falada por Jesus, foi que se descobriu sua importância. O ossuário foi submetido a testes pelo Geological Survey of State of Israel e declarado autêntico. Segundo o jornal The New York Times, "essa descoberta pode muito bem ser o mais antigo artefato relacionado à existência de Jesus".

Estou lendo o ótimo livro O Irmão de Jesus (Editora Hagnos, 247 p.), que trata justamente da descoberta do ossuário de Tiago. A autoria é de Hershel Shanks, fundador e editor-chefe da Biblical Archaeology Review, e de Ben Witherington III, especialista no Jesus histórico e autor de vários livros sobre Jesus e o Novo Testamento. O prefácio é do próprio Lemaire, especialista em epigrafia semítica e autoridade incontestável no assunto. Hershel conduz a história de maneira muito interessante, revelando os bastidores da descoberta e as reações a ela, afinal, o ossuário, além de autenticar materialmente o Jesus histórico, afirma que Ele tinha um irmão chamado Tiago, filho de José e, possivelmente, também de Maria. Segundo a revista Time, trata-se de "uma história de investigação científica com alta relevância para o cristianismo", talvez por isso mesmo deixada de lado por setores da mídia secular e antirreligiosa.

O livro é bom, o achado é tão tremendo quanto o dos Manuscritos do Mar Morto (na década de 1940), e eu estou fazendo minha parte, divulgando-o aqui. Vale a pena ler!

Michelson Borges



(Criacionismo)

Leia Mais…

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Objetivo de Satanás



Diz o grande enganador: … “Nossa principal preocupação é silenciar esta seita de observadores do sábado. … Finalmente teremos uma lei para exterminar a todos os que não se submeterem à nossa autoridade.”

É desígnio de Satanás fazer com que eles sejam exterminados da Terra, a fim de que não seja contestada sua supremacia no mundo.

Ellen White, Eventos Finais, p. 255.


“Mas nossa principal preocupação é silenciar esta seita de observadores do sábado. Devemos despertar contra eles a indignação popular. Alistaremos ao nosso lado grandes homens e homens sábios segundo o mundo, e induziremos aos que estão em autoridade a executar os nossos propósitos. [...]
“Mas antes de adotarmos estas medidas extremas, devemos exercer toda a nossa sabedoria e sutileza para enganar os que honram o verdadeiro sábado e engodá-los. Podemos separar muitos de Cristo, pela mundanidade, luxúria e orgulho. Podem julgar-se salvos porque crêem na verdade, mas a condescendência com o apetite, as paixões mais baixas que confundirão o juízo e destruirão o discernimento, causar-lhes-ão a queda.

“Ide, fazei com que os donos de terras e de dinheiro se embriaguem com os cuidados desta vida. Apresentai o mundo diante deles em sua mais atraente luz, que acumulem o seu tesouro aqui, e fixem sua atenção sobre as coisas terrenas. Devemos fazer o máximo para evitar que os que trabalham na causa de Deus obtenham meios para usar contra nós. Conservai o dinheiro em nossas próprias fileiras. Quanto mais dinheiro obtiverem, tanto mais prejudicarão nosso reino tirando de nós os nossos súditos. Fazei com que se preocupem mais com o dinheiro do que com a edificação do reino de Cristo e a disseminação das verdades que odiamos, e não precisamos temer-lhes a influência, pois sabemos que toda a pessoa egoísta e cobiçosa cairá em nosso poder, e finalmente se separará do povo de Deus.

“Por meio daqueles que têm uma forma de piedade, mas não lhe conhecem o poder, podemos ganhar muitos que de outra maneira nos causariam grande mal. Os mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus, serão os nossos mais eficientes auxiliares. Os que pertencem a essa classe, forem mais aptos e inteligentes, servirão de chamariz para atrair outros para as nossas ciladas. Muitos não lhes temerão a influência, porque professam a mesma fé. Levá-los-emos então a concluir que as reivindicações de Cristo são menos estritas do que uma vez creram, e que pela conformação com o mundo exercerão maior influência sobre os mundanos. Assim se separarão de Cristo; então não terão forças para resistir ao nosso poder, e dentro de pouco tempo estarão prontos para ridicularizar o seu antigo zelo e devoção.

“Enquanto não for dado o grande golpe decisivo, devem nossos esforços contra os observadores dos mandamentos ser incansáveis. Devemos estar presentes em todos os seus ajuntamentos. Especialmente em suas grandes reuniões, nossa causa muito sofrerá, e devemos exercer grande vigilância, e empregar todas as nossas artes sedutoras para evitar que as almas ouçam a verdade e por ela sejam impressionadas.

“Terei no terreno, como meus agentes, homens que mantenham falsas doutrinas misturadas com justamente suficiente verdade para enganar almas. Também terei presentes pessoas incrédulas, que expressarão dúvidas quanto às mensagens de advertência do Senhor à Sua igreja. Lesse o povo e cresse essas admoestações, e pouca esperança poderíamos ter de vencê-los. Mas se pudermos desviar-lhes a atenção dessas advertências, permanecerão ignorando nosso poder e sagacidade, e finalmente os ganharemos para as nossas fileiras. Deus não permitirá que Suas palavras sejam menosprezadas impunemente. Se pudermos conservar as almas enganadas durante algum tempo, retirar-se-á a misericórdia de Deus, e Ele as abandonará ao nosso completo domínio.

“Temos de causar lutas e divisões. Temos de destruir a ansiedade deles por sua própria alma e levá-los à crítica, aos juízos temerários, acusando e condenando-se uns aos outros, a idolatrar o egoísmo e a inimizade. Por causa destes pecados, Deus baniu-nos de Sua presença; e todos quantos seguirem o nosso exemplo terão sorte idêntica.”

Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 472/475

Nota: Dominado o restante do cristianismo, as atenções se voltam para os “que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”. Para os conhecedores da verdade, a chave do desvio é mundanismo, luxúria e orgulho. Condescendência com o apetitite e dinheiro formarão os mais eficientes auxiliares, que semearão o rebaixamento dos princípios e a influência do mundanismo. Virão também os falsos ventos de doutrina e o afastamento dos Testemunhos, o que conduzirá finalmente a divisões e seus reflexos mais próximos.

(Adventismo em Foco) e (Eventos Finais)

Leia Mais…

Gigantesca "pluma de gás" em estrela de Órion

Sem dúvida alguma, a constelação de Órion é uma das mais belas do firmamento e junto ao Cruzeiro do Sul é uma das primeiras que aprendemos a reconhecer desde pequenos. Além das "Três-Marias", Órion também abriga a conhecida Betelgeuse, uma supergigante vermelha que a cada dia se torna mais fascinante e perigosa (clique na imagem ao lado para ampliá-la). Betelgeuse não é uma estrela qualquer. Além de ser uma das mais brilhantes do céu noturno, Betelgeuse é também uma das maiores estrelas conhecidas, superando em mil vezes o tamanho do nosso Sol. Seu brilho é tão intenso que seriam necessários mais de 100 mil sóis para igualar sua luminosidade. No entanto, toda essa grandiosidade tem um preço e Betelgeuse está próxima de seu fim. A estrela consome violentamente sua massa e quando seu combustível se esgotar explodirá em uma supernova tão intensa que poderá ser vista da Terra até mesmo durante o dia.

Nesta semana, cientistas europeus ligados à Organização Astronômica Europeia para o Hemisfério Sul, ESO, revelaram mais uma faceta dessa supergigante e descobriram que a perda constante de massa estelar criou uma gigantesca pluma de gás do tamanho do Sistema Solar. Além disso também descobriram uma gigantesca bolha que parece flutuar sobre a superfície da estrela.

A descoberta da trilha de gás foi feita através do instrumento NACO de ótica adaptiva, que combinado a outras técnicas instrumentais permitiu aos cientistas obterem a mais nítida imagem de Betelgeuse até hoje feita. A nitidez atinge o limite teórico para um telescópio de 8 metros de diâmetro que é de 37 miliarcossegundos, equivalente a enxergar uma bola de tênis a 400 quilômetros de distância.

As observações, feitas com o telescópio VLT nos andes chilenos, revelaram que o gás da atmosfera de Betelgeuse se move vigorosamente para cima e para baixo e que a bolha formada é tão grande quanto a estrela. As primeiras observações indicam que a ejeção da gigantesca pluma é consequência direta desses movimentos em larga escala.

Para ver a supergigante vermelha basta localizar a constelação de Órion e se orientar pela carta celeste mostrada abaixo (clique para ampliar). Nessa época do ano (julho/agosto) a constelação nasce aproximadamente às 3h30 da madrugada e fica visível até os primeiros raios de Sol. Durante os meses de fevereiro e março, Órion pode ser vista no céu durante quase toda a noite a partir das 19 horas.


(Apolo 11.com)

Leia mais: "Estrela gigante Betelgeuse está encolhendo misteriosamente"

Nota: A constelação de Órion sempre atraiu a atenção dos adventistas devido a esta declaração de Ellen White, escrita há mais de cem anos: "A 16 de dezembro de 1848, o Senhor me deu uma visão acerca do abalo das potestades do céu. (...) Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz de Deus. A santa cidade descerá por aquele espaço aberto" (Vida e Ensinos, p. 110; Primeiros Escritos, p. 41).

Na década de 1950 (quase vinte anos antes da ida do homem à Lua), o professor Julio Minham, membro da Associação Brasileira de Astronomia, escreveu um livro chamado Maravilhas da Ciência que foi publicado pela Associação Brasileira de Astronomia. Nele, à página 281, Minham constata: "Uma escritora americana, Ellen G. White, que nada sabia de astronomia e que provavelmente nunca ouvira falar da Nebulosa de Órion, em um de seus livros traduzido para o português com o título de Vida e Ensinos, depois de comentar essa luminosidade escreveu [e ele cita o texto de Ellen White]. Isso dito assim tão simplesmente por quem nunca olhou um livro de astronomia, nem sonhava com buracos em parte alguma do céu, só pode ser creditado a dois fatores: histerismo ou inspiração. Para ser histerismo, parece científica demais a afirmação de que toda uma cidade, a Nova Jerusalém, tenha livre passagem pelo túnel de Órion. A escritora não sabia do túnel, nem que ele é tão largo a ponto de comportar noventa sistemas solares. Terá sido revelado a essa escritora uma verdade que os astrônomos não puderam descobrir?"

A palavra "Betelgeuse" significa "porta da casa de Deus". Coincidência?[MB]

(Criacionismo)

Leia Mais…

Oceanos podem estar escondidos dentro da Terra

Estudos medindo a eletrocondutividade no interior do planeta indicam que talvez haja imensos oceanos sob a superfície da Terra. A água é um condutor extremamente eficiente de eletricidade. Por isso, cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, acreditam que altos níveis de condutividade elétrica em partes do manto terrestre - região espessa situada entre a crosta terrestre e o núcleo - poderiam ser um indício da presença de água. Os pesquisadores criaram o primeiro mapa global tridimensional de condutividade elétrica do manto. Os resultados do estudo foram publicados nesta semana na revista científica Nature.

As áreas de alta condutividade coincidem com zonas de subducção, regiões onde as placas tectônicas - blocos rígidos que compõem a superfície da Terra - entram em contato e uma, geralmente a mais densa, afunda sob a outra em direção ao manto. Geólogos acreditam que as zonas de subducção sejam mais frias do que outras áreas do manto e, portanto, deveriam apresentar menor condutividade.

"Nosso estudo claramente mostra uma associação próxima entre zonas de subducção e alta condutividade. A explicação mais simples seria (a presença de) água", disse o geólogo Adam Schultz, coautor do estudo.

Apesar dos avanços tecnológicos, especialistas não sabem ao certo quanta água existe sob o fundo do mar e quanto dessa água chega ao manto. "Na verdade, não sabemos realmente quanta água existe na Terra", disse um outro especialista envolvido no estudo, o oceanógrafo Gary Egbert. "Existem alguns indícios de que haveria muitas vezes mais água sob o fundo do mar do que em todos os oceanos do mundo combinados."

Segundo o pesquisador, o novo estudo pode ajudar a esclarecer essas questões.

A presença de água no interior da Terra teria muitas possíveis implicações. A água interage com minerais de formas diferentes em profundidades diferentes. Pequenas quantidades de água podem mudar as propriedades físicas das rochas, alterar a viscosidade de materiais presentes no manto, auxiliar na formação de colunas de rocha quente e, finalmente, afetar o que acontece na superfície do planeta.

Se a condutividade revelada pelo estudo for mesmo resultado da presença de água, o próximo passo seria explicar como ela chegou lá. "Se a água não estiver sendo empurrada para baixo pelas placas, seria ela primordial? (Estaria) lá embaixo há bilhões de anos?" [sic], pergunta Schultz.

"E se foi levada para baixo à medida que as placas lentamente afundam, seria isso um indício de que o planeta já foi muito mais cheio de água em tempos longínquos? Essas são questões fascinantes para as quais ainda não temos respostas."

Os cientistas esperam, no futuro, poder dizer quanta água estaria presente no manto, presa entre as rochas.

Este estudo teve o apoio da Nasa, a agência espacial americana.

(G1 Notícias)

Nota: Embora muitos adeptos da teoria diluvianista afirmem, baseados em evidências geológicas, que os montes não tenham sido tão altos no mundo antediluviano e que as fossas oceânicas também não devam ter sido tão profundas, e que se a Terra fosse mais ou menos planificada poderia ter havido água suficiente para cobrir vastas extensões de terra, essa nova pesquisa poderá responder à pergunta que insiste em não calar na mente e na boca de muitos opositores do modelo diluvianista bíblico: Para onde foi toda a água do dilúvio? Quem sabe não esteja aí a resposta?[MB]

Leia Mais…

O poder da oração e a importância do casamento

Um neozelandês que prometeu à sua mulher encontrar a aliança de casamento depois de perdê-la no mar cumpriu a promessa, 16 meses depois. O ecologista Aleki Taumoepeau estava trabalhando no porto de Wellington, no ano passado, quando a aliança caiu no fundo da baía, a três metros de profundidade. Ele jogou uma âncora no local, insistindo que encontraria o anel. Seus amigos agora o chamam de “Senhor do Anel”, em referência ao livro de J.R. Tolkien, cujo filme foi rodado na Nova Zelândia.

“A aliança caiu no ar e todo mundo no barco ficou olhando. Parecia uma cena de Senhor dos Anéis em câmera lenta”, disse a mulher, Rachel Taumoepeau, ao jornal Dominion Post. Os dois estavam casados havia apenas três meses quando ele perdeu a aliança.

A primeira busca, três meses após Aleki perder a aliança, fracassou, mas, recentemente, ele voltou ao local, durante o inverno, determinado a encontrá-la. “Eu estava ficando com frio e cansado, então disse a Deus que seria muito bom encontrar a aliança naquela hora”, disse ele, que usou coordenadas de sistema de GPS durante a busca.

Ele então avistou a âncora, com a aliança a apenas alguns centímetros de distância. “Não acreditei que podia ver a aliança tão perfeitamente”, disse ele. “Toda a superfície do anel estava brilhando.”

(Terra) e (Criacionismo)

Leia Mais…

Comportamento suicida entre profissionais do sexo

A revista American Journal of Public Health publicou estudo, realizado na Universidade de Londres (Reino Unido), que investigou a prevalência de comportamento suicida e a associação com desvantagem social, gênero, trabalho com sexo e fatores de saúde entre profissionais do sexo da Índia. A amostra consistiu em 326 mulheres que trabalhavam como profissionais do sexo. Destas, 19% relataram tentativa de suicídio nos últimos três meses. As tentativas se associaram, de forma independente, à violência por parceiro íntimo, por outras pessoas e por fregueses habituais e a uma pior saúde mental. Foram fatores associados a menores taxas de tentativas de suicídio: etnia, participação em serviços de prevenção do HIV e maternidade.

O estudo mostra que o comportamento suicida é comum entre as profissionais do sexo e está associado à desvantagem do gênero e a uma pior saúde mental. Os programas de prevenção do HIV constituem uma oportunidade para intervenções contra a violência e acesso a serviços de saúde mental.

(American Journal of Public Health, v. 99, n 7, July 2009, p. 1239-1246)

Colaboração: Cláudio Lima

Nota: Todo comportamento ou estilo de vida contrário aos princípios estabelecidos pelo Criador no Manual da Vida (a Bíblia) acaba levando a uma vida aquém do potencial planejado para ela; isso quando não resulta em desespero e mesmo autodestruição. Exemplo disso são os casos de suicídios entre atrizes de filmes pornográficos e os escândalos e consumo de drogas (fuga) entre as celebridades. Também chamam atenção pesquisas que apontam o aumento dos casos de depressão e baixa autoestima entre jovens que praticam sexo sem compromisso e sem romantismo. É a simples ocorrência da lei da causa e efeito. Deus nos criou para relações monogâmicas num contexto de amor, fidelidade e pureza. Aí reside a felicidade e a verdadeira satisfação.[MB]

(Criacionismo)

Leia Mais…

Ásia à beira de crise alimentar sem precedentes

ONU prevê grande turbulência social em um continente cuja população deve ganhar mais 1,5 bilhão de pessoas nos próximos 40 anos. Isso fará com que a demanda por alimentos no continente asiático duplique até 2050. As Nações Unidas dizem que a região requer investimentos de centenas de bilhões de dólares para a implantação de melhores sistemas de irrigação. De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e do Banco Mundial, só uma melhor gestão dos recursos hídricos poderá fazer frente a uma combinação de pouca terra para o cultivo, clima cada vez mais imprevisível e escassez de água.

(Opinião e Notícia)

Leia Mais…

Recebi dia desses e-mail de um amigo com o sugestivo título “Cientistas descobrem Sodoma e Gomorra. Pior é que a informação vinha de um conhecido jornal lá do Sul. O “especialista” da vez é Michael Sanders, um sensacionalista que mentiu dizendo ser especialista em Arqueologia, Egiptologia e Assiriologia. Um repórter do Los Angeles Times apertou Sanders e ele confessou que não tem titulação alguma. Outro repórter disse que Sanders é um pesquisador free-lance da Duke University e sua linha de pesquisa é a... parapsicologia! Deve ter feito escavações mentais (desculpe, não resisti...).

Sanders se baseia em fotos de satélite para dizer que encontrou o jardim do Éden, Sodoma e Gomorra e também a Arca da Aliança. O tal e-mail diz que os pesquisadores desenterraram uma coleção de vasilhas ricamente decoradas com motivos obscenos, e mais: “Todos esses objetos provenientes das legendárias cidades do pecado foram mandados para o museu de Israel, em Jerusalém. Mas é muito provável que o público não tenha a menor possibilidade de vê-los, devido ao grau indescritível de pornografia.” O que seria um “grau indescritível de pornografia” neste mundo corrompido de hoje? Acho que o público não verá as peças porque elas não estão lá...

Recentemente, em 2006, apareceu outro “especialista” chamado Bob Cornuke – ex-membro da Swat – que se tornou “pesquisador” em arqueologia bíblica e fundou uma associação chamada Bible Archaeology Search and Exploration para buscar, sobretudo, a arca de Noé.

Todos esses parecem seguir os passos do falecido Ron Wyatt. O Dr. Rodrigo Silva, esse sim, especialista em Arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém e autor do livro Escavando a Verdade, me disse que, para ele, essa boataria internética é um desserviço à verdade. “Esse tipo de coisa traz descrédito à Bíblia e se constitui numa das maiores barreiras que a Arqueologia Bíblica enfrenta em instituições universitárias”, diz ele.

Alguns anos atrás, enquanto escrevia o livro Por Que Creio, entrevistei o arqueólogo brasileiro Paulo F. Bork. Doutor pela California Graduate School of Theology, em 1971, Bork fez cursos em várias universidades, como a Pacific School of Religion, da Califórnia, a Universidade Hebraica de Jerusalém e a Universidade de Londres, Inglaterra. Participou de diversas pesquisas e expedições ao redor do mundo e
lecionou História e Arqueologia Hebraica na Faculdade de Teologia do Pacific Union College, até 1989. Sobre Sodoma e Gomorra, o Dr. Bork me disse:

“Escavamos aquela região por vários anos e descobrimos coisas muito interessantes, que respaldam o relato bíblico. Existiam cinco cidades na parte leste do Mar Morto. Quando as escavamos, encontramos grande quantidade de cinzas. Em alguns lugares havia uma camada de um metro de cinzas. Não há outra maneira de explicar tamanha destruição e tanta cinza em um só local, a não ser pelo trágico relato de Gênesis.

“Anos antes, em 1924, o famoso arqueólogo William F. Albright, juntamente com M. Kyle, já haviam feito investigações profundas na região do Mar Morto, concluindo que seria ali a localização das duas cidades destruídas por Deus. Só que na época lhes faltavam equipamentos sofisticados dos quais dispomos hoje. Em 1960, Ralph Barney explorou o fundo do Mar Morto com um sonar e encontrou várias árvores a certa profundidade. Isso demonstra que a água do Mar Morto submergiu uma vasta área fértil. Mas ele não encontrou vestígios de civilização ali. Se aquele era o vale que encantou o sobrinho de Abraão, onde estariam as cidades? No lado oeste do Mar Morto há restos de uma cidade que chama bastante a atenção. Esse sítio arqueológico foi batizado com o nome árabe de Bab eh dra. A cidade que ali existiu data de mais ou menos 2200 a.C., e ali também há grande quantidade de cinzas.

“Em outras palavras, Bab eh dra foi destruída pelo fogo. Nem seu cemitério escapou das chamas, pois parte das tumbas também contêm vestígios de fogo. Mas o que causou esse grande incêndio? É importante frisar que não há na região presença de atividades vulcânicas. Além disso, quando os exércitos inimigos destruíam as cidades com fogo, geralmente poupavam seus cemitérios. Logo, há uma razoável possibilidade de que essa região contenha de fato os restos do que um dia foi uma região visitada pelo juízo de Deus.”

Finalmente, fica aqui o aviso: cuidado com e-mails e sites sensacionalistas! Verifique as fontes e desconfie das coisas antes de crer nelas.[MB]

Leia Mais…

Atleta da Fé dá início ao Projeto Atlanta 2010

O Atleta da Fé, George Silva (clique aqui para conhecê-lo melhor) deu início ao Projeto Atlanta 2010. O projeto é parte do grande alvo missionário do atleta: dar a volta ao mundo correndo e pedalando para anunciar a volta de Jesus e os benefícios de um estilo de vida saudável. O Projeto Atlanta 2010 consiste em correr e pedalar do Brasil até Atlanta, nos Estados Unidos, num total de quase 14 mil quilômetros. George saiu de Boa Vista no dia 13 e pretende chegar a Atlanta no dia 18 de junho do ano que vem, data que coincidirá com a realização da 59ª Sessão da Conferência Geral (reunião mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, realizada a cada cinco anos).

Currículo George tem. No Brasil, ele já percorreu mais de 21.000 km (e registrou tudo no livro Conquistando o Brasil, que, por sinal, está em promoção aqui), e em quatro meses fez 8.200 km por países sul-americanos. "Agora, nada mais natural do que sonhar alto outra vez e colocar meus sonhos nas mãos dAquele que pode realizar o impossível, para que através desse projeto eu possa exaltar o meu Deus diante dos homens e ganhar muitas pessoas para o Seu reino", diz o atleta.

A partir de hoje, você lerá com exclusividade aqui no blog os diários de viagem do Atleta da Fé.

Leia a reportagem sobre a largada de George publicada na Folha Web.

(Criacionismo)

Leia Mais…

Os famosos que não acreditam em Deus

No dia 23 de julho, o ator Brad Pitt virou o centro das atenções e criou polêmica quando declarou em uma entrevista à revista alemã Bild que não acredita em Deus. O astro disse que não é uma pessoa espiritualizada. “Sou provavelmente 20% ateu e 80% agnóstico. Não acho que alguém realmente saiba (se Deus existe). Você só vai descobrir, ou não, quando chegar lá. Até isso acontecer não existe porque ficar pensando no assunto”, disse [se existe a possibilidade de a vida eterna ser verdadeira, é perda de tempo procurar se preparar para o caso de ela ser mesmo real? O risco é de 50%, portanto, muito alto...]. Mas não é só o galã que já afirmou isso. Há uma lista de famosos que assumiram ser ateus, aqueles que têm 100% de certeza de que Deus não existe, ou agnósticos, aqueles que apenas acham que isso nunca será descoberto.

Em 2002, a atriz Julianne Moore deu uma entrevista no Actor’s Studio e quando foi questionada sobre o que diria a Deus se O visse falou: “Uau, eu estava errada, você realmente existe.” O ator Bruce Lee, que é considerado um deus das artes marciais, disse em uma entrevista ao jornalista Alex Ben Block, em 1972, que não acreditava em Deus e quando foi questionado sobre sua religião respondeu “absolutamente nenhuma”. O vocalista da banda Pearl Jam, Eddie Vedder, disse durante um show da banda no Seattle’s Memorial Stadium, em julho de 1998, que agradeceria aquele momento a Deus, mas não poderia fazer aquilo porque não acredita que Ele exista.

Em 1988, o diretor e ator Sean Penn comentou em uma entrevista à revista George que era agnóstico. O criador dos Simpsons, Matt Groening, disse ao jornal Denver Post, em 1999, que é agnóstico. “Mas eu definitivamente acredito em inferno – especialmente depois de ver a programação de outono na TV”, brincou.

O astro de High School Musical, Zac Efron, não ficou de fora. Em 2007, Zac deu uma entrevista para a revista Rolling Stone e disse que foi criado em uma família agnóstica e nunca praticou religiões.

Quando veio ao Brasil passar o réveillon em Copacabana, a atriz italiana Mônica Bellucci disse que é agnóstica. “Sou, embora respeite e me interesse por todas as religiões. Se tem algo em que eu acredito é em uma energia misteriosa, aquela que enche os oceanos durante as marés, a que une a natureza e os seres”, explicou. [Duvida da existência de Deus, mas acredita em uma “energia misteriosa”...]

O cineasta, roteirista, escritor, ator e músico Woody Allen disse que de vez em quando tem inveja das pessoas que são naturalmente religiosas, sem ter passado por lavagens cerebrais ou captadas por indústrias organizadas.

Jodie Foster é assumidamente ateia. Em 2007 disse: “Amo religiões e rituais mesmo sem acreditar em Deus. Celebramos as datas religiosas com as crianças e elas adoram. E quando perguntam ‘somos judeus?’ ou ‘somos católicos?’ digo que poderão escolher quando tiverem 18 anos.” Mas, em 2008, assistida por um monge shantoísta, a atriz fez uma saudação oriental na première do filme “Nim’s Island Japan”. [Não é de hoje a inclinação de muitos astros de Hollywood para religiões de cunho oriental, as quais não têm que ver com mudança de estilo de vida e compromisso, mas são caracterizadas como “filosofia de vida”.]

Em 1991, a atriz Katharine Hepburn disse ao Ladies’ Home Journal que é ateia. “Eu acredito que não há nada que possamos saber exceto que devemos ser bons uns para os outros e fazer o que pudermos fazer uns pelos outros. Não, eu não acredito em Deus e, depois de viver, pretendo ter um longo e feliz descanso debaixo da terra.” [Quanto conformismo! Sinceramente, não consigo ver sentido em existir, ter consciência, amar, sentir o poder e o chamado da transcendência, para depois virar adubo. Podem discordar de mim, mas isso não faz sentido.]

Durante uma palestra, Drauzio Varela desabafou e disse que virou ateu quando mordeu uma hóstia e viu que não saiu sangue de dentro dela [este é o problema com dogmas como a transubstanciação, o inferno, etc.: quando provados sem sentido ou injustos, afastam as pessoas de Deus]. “Sempre que ouvia as aulas de religião no colégio pensava que aquilo podia ser mentira. Quando você começa a fazer isso com religião é devastador, porque é uma questão de fé. Religião não admite racionalidade”, finalizou. [Drauzio parte de seu ceticismo quanto à sua experiência religiosa pessoal e joga na sarjeta a experiência de pessoas como C.S. Lewis, Anthony Flew, Blaise Pascal, Newton e Galileu, e muitos outros, para os quais religião e racionalidade andam, sim, de mãos dadas. O apóstolo Paulo mesmo diz que nosso culto deve ser racional. Cf. Romanos 12:1. Uma coisa é a opinião particular de que Deus não existe; outra é querer medir/definir a religião por meio dessa opinião.]

Em 2007, o ator de Harry Potter, Daniel Radcliffe, disse para um jornal alemão que não acredita em Deus, mas acredita na teoria da evolução. [Cada um tem a sua fé...]

(Yahoo Notícias)

Nota: Enquanto dinheiro, fama, poder, prazer, etc., procuram preencher o vazio da alma, alguns pensam que podem viver sem uma experiência mais profunda que transcenda a simples realidade visível. Como fomos criados para outro mundo, cedo ou tarde, alguns desses “famosos” se dão conta de que o vazio ainda está lá. Outros escolhem morrer no quarto e jogam fora a oportunidade de abrir a janela para ver o céu.[MB]

Leia Mais…

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Receba a Revista Família Feliz

É fácil perceber que a família está em crise no mundo de hoje. A infidelidade, os relacionamentos frustrados, a depressão, o alcoolismo, o uso de drogas, a rebeldia, o suicídio de jovens e uma série de outros males atingiram proporções epidêmicas.

Se em nossa sociedade houvesse mais famílias felizes, com certeza, teríamos um mundo bem melhor. Esse é o motivo que nos levou a preparar a Revista Família Feliz. Os capítulos desta revista abordam assuntos como: a escolha do companheiro de vida, o que é indispensável para um casamento completo, o sexo, a educação dos filhos, as finanças, a saúde e outros temas de grande importância para a felicidade no lar.

Desejamos que esta revista seja um guia e incentivo para você enriquecer ainda mais seus relacionamentos e ter uma família cada vez mais feliz!



Para solicitar uma cópia gratuita, envie um e-mail para atendimento@esperanca.com.br informando que deseja receber a Revista Família Feliz. Insira seu nome e endereço completo para recebimento. A revista será enviada pelos Correios.

Indique este site ou página para um amigo(a) que esteja precisando de ajuda

Índice da Revista

1. O amor, um dom de Deus

2. Escolher com quem se casar

3. Em busca do casamento ideal

4. As finanças domésticas

5. A realização sexual no casamento

6. Educando os filhos 1

7. Educando os filhos 2

8. A saúde na família

9. A arte do perdão

10. O mais importante de tudo

(Esperança)

Leia Mais…

Amamentação protege de câncer de mama

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, comprovaram que amamentar aumenta proteção de mães com alto risco para câncer de mama. Entre as mulheres com parentes do primeiro grau com câncer de mama, aquelas que amamentaram têm uma chance 59% menor de desenvolver a doença antes da menopausa. Os dados da pesquisa vieram de mais de 60 mil mulheres antes da menopausa acompanhadas por mais de 8 anos. Os resultados mostraram que a presença de doença na família influencia significativamente no efeito protetor da amamentação. No grupo observado, aquelas participantes que não tinham história familiar para tumores malignos de mama não se beneficiaram do efeito protetor.

Esse estudo reforça os achados de uma revisão feita na literatura científica sobre o tema por médicos da Flórida que também demonstraram proteção nas mulheres de famílias de alto risco para câncer de mama.

Os pesquisadores ainda não conseguiram explicar completamente as causas da proteção contra o câncer nas mulheres que amamentam. Acredita-se que as alterações que acontecem na mama durante esse período, como aumento de volume das glândulas, estejam envolvidas no processo.

O trabalho está publicado na edição de 10 de agosto da revista Archives of Internal Medicine, mostra mais um aspecto importante dos efeitos benéficos da amamentação e deve servir de reforço para as campanhas de estímulo a essa prática pelas mulheres.

(G1 Notícias) e (Criacionismo)

Leia Mais…

O caminho arriscado do “bispo”

Em seu blog, Maurício Stycer tece interessantes comentários sobre o caso Globo versus Record: “Aos espectadores da Record, a igreja esforça-se em caracterizar os problemas que enfrenta na Justiça como resultado tanto do seu sucesso como instituição religiosa quanto do progresso da emissora. Ambas são medidas por um mesmo critério de mercado – de um lado, o crescimento do número de fiéis e templos; de outro, a subida da audiência. De caráter nitidamente publicitário, essa operação funde igreja e emissora numa coisa só, iguala fiéis e espectadores e transforma todos em vítimas da Globo.

“Não deixa de ser curioso que, em seu ataque, a igreja rememore pecados clássicos da Globo, como a edição enviesada do debate entre Collor e Lula em 1989 e a cobertura envergonhada do comício das Diretas, na praça da Sé, em 1984. A manipulação ocorrida nos dois eventos é muito semelhante à operação que visa a convencer o espectador de que a IURD [Igreja Universal do Reino de Deus] e a Record são alvo da Globo por conta do crescimento de ambas.

“O risco dessa estratégia é referendar, junto ao próprio público, aos seus funcionários e para a sociedade, o que inclui os seus anunciantes, a ideia de que a Record é apenas um braço a serviço da IURD. Além dos problemas legais que essa associação representa, a consolidação de uma ideia de ‘tevê do bispo’ pode, no médio prazo, colocar a perder o projeto de transformar a emissora num ‘player’ competitivo em um mercado que vê com bons olhos a necessidade de mais concorrência na televisão brasileira.

“Ao relatar, ao longo de intermináveis 10 minutos, a denúncia do MP na edição de terça-feira (10) do Jornal Nacional, a Globo deu à IURD o mote de sua estratégia de defesa. Como medir, em minutos ou páginas, a importância de uma notícia? Um dos poucos critérios de que dispomos é o da comparação. Neste caso, não me recordo de uma organização individual, como a Igreja Universal, que tenha merecido tanto tempo do Jornal Nacional em uma mesma edição.

“É fato que existe uma disputa entre as redes Globo e Record. Como toda confrontação entre duas empresas, o alvo visível é o mercado e, como em toda competição no campo da mídia, briga-se por poder. O esforço que ambas as emissoras têm feito publicamente nos últimos dias no sentido de exibir depoimentos de políticos em seus noticiários dá uma pálida ideia da guerra travada nos bastidores nesse campo. E sugere que, a pouco mais de um ano de eleições gerais no País, há novos, variados e ainda confusos rearranjos de forças na área.

“Em seu sétimo dia, que não parece ser o dia do descanso, a disputa excita a imaginação de blogueiros e tuiteiros de diferentes matizes políticos e religiosos. De todas as teorias e conspirações que prosperam na rede, a mais injusta me parece ser a que procura responsabilizar jornalistas que trabalham em uma ou outra empresa pelos desígnios de seus chefes (jornalistas, empresários ou bispos). É verdade que, em nome da consciência, um jornalista sempre pode se recusar a fazer determinado tipo de trabalho, mas essa é uma decisão difícil de tomar, pelas implicações pessoais envolvidas, e não me considero no direito de julgar ninguém por isso.”

Nota: a associação cada vez maior entre a TV Record e a IURD escancara cada vez mais a incoerência de uma religião que deveria, se fundamentada na Bíblia, usar todos os recursos de que dispõe para levar às pessoas a mensagem do evangelho. Conforme já mostrei aqui no blog (confira aqui e aqui), a TV do “bispo” é puramente comercial, veiculando novelas tão frívolas e alienantes quanto às da TV rival, programas com imoralidade e filmes que são violência pura, exibidos sob encomenda para elevar os índices de audiência de um povo acostumado a lixo e sangue. Isso é lastimável. Se Record e IURD são “farinha do mesmo saco”, os membros sinceros dessa igreja deveriam erguer a voz contra essa associação indecente que apenas vitupera o nome de Deus e de Seu reino.[MB]

Leia também meu texto publicado no Observatório da Imprensa: “A democracia ganha; a religião perde” – e aproveite para deixar seu comentário lá.


(Criacionismo)

Leia Mais…

domingo, 16 de agosto de 2009

Na mira da verdade : Matar por legítima defesa é pecado?



Matar por legítima defesa é pecado?
Pornografia
A questão do inferno na Bíblia. Jesus pregou aos espíritos em Prisão?
Noé pregou 120 anos?
Igreja x Sinagoga
Quem como carne vermelha vai se perder?
Tradução da Bíblia chamada Novo Mundo é confiável
O que a Bíblia diz sobre os 7 pecados capitais
Qual a situação das pessoas que não conhecem a Deus?
Depois da queda de Satanás, até quando teve acesso ao céu?
Os membros de que igreja serão salvos?
O sábado em Oséias 2:11

(Eventos Finais)

Leia Mais…

"Sexo" é 4º termo mais buscado por crianças na web

As palavras sexo e pornô estão entre as dez mais procuradas por crianças na internet. O ranking foi feito pela empresa de segurança Symantec, que identificou as 100 principais buscas feitas entre fevereiro e junho através de seu serviço de segurança familiar OnlineFamily.Norton, que supervisiona o que as crianças e adolescentes fazem da internet. No topo do ranking está o site de vídeos YouTube, de propriedade do Google. A palavra sexo aparece em quarto lugar e pornô em sexto. A pesquisa aponta que as crianças usam a web para ver vídeos no YouTube, se conectarem com amigos em redes sociais e fazer buscas com as palavras sexo e pornografia. A estrela da Internet Fred Figglehorn, personagem de ficção cujos vídeos no YouTube são populares entre crianças, aparece na nona posição entre as principais pesquisas online.

O Google é o segundo termo mais popular e o Yahoo aparece na sétima posição. Enquanto isso, o site de redes sociais Facebook ficou em terceiro e o MySpace em quinto. Outros termos populares incluem Michael Jackson, eBay, Wikipedia, a atriz Miley Cyrus, que interpreta a personagem Hannah Montana em um seriado da Disney, Taylor Swift, Webkinz, Club Penguin, e a música "Boom Boom Pow", da banda Black Eyed Peas.

A representante da Symantec para segurança na Internet, Marian Merritt, afirmou que a lista mostra que os pais precisam ter consciência sobre o que seus filhos estão fazendo online. "Também ajuda a identificar momentos em que os pais devem falar com seus filhos sobre comportamento apropriado na Internet e outras questões relacionadas à vida online de suas crianças", afirma ela em comunicado da empresa.

A lista foi produzida depois que a Symantec avaliou 3,5 milhões de pesquisas feitas pela ferramenta OnlineFamily.Norton, que permite que os pais vejam o que crianças estão pesquisando e com quem estão falando em mensagens instantâneas e que redes sociais estão usando.

(Estadão) e (Criacionismo)

Leia Mais…

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Necessidade de uma Reforma

“Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àquele que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas aos seus filhos. Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção.” (1ME pág. 121)

“É necessária uma reforma entre o povo, mas essa deve começar seu trabalho purificador pelos pastores.” (1T pág. 469)

“Tem que ter lugar um reavivamento e reforma, sob o ministério do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diferentes. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, uma vivificação das faculdades do espírito e do coração, um ressurgimento da morte espiritual. Reforma significa reorganização, mudança de idéias e teorias, hábitos e práticas; A reforma não produzirá os bons frutos da justiça a menos que esteja ligada a um reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem fazer a obra que lhes é designada, e para fazerem essa obra têm de se unir.” (SC pág. 42)

“Fiquei profundamente impressionada por cenas que me foram recentemente apresentadas à noite. Pareci haver um grande movimento – uma obra de reavivamento – ocorrendo em muitos lugares. Atendendo ao chamado de Deus, nosso povo estava se arregimentando. Irmãos, o Senhor nos está falando. Escutaremos Sua voz? Não espevitaremos nossas lâmpadas, e não agiremos como homens que esperam a vida de seu Senhor? Este tempo exige portadores de luz, requer ação.” (3 TS pág. 441)

“Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. O Espírito e o poder de Deus serão derramados sobre Seus filhos.” (GC pág. 464)

Características da Reforma

Satanás, porém, tem estado a trabalhar assiduamente para desviar a autêntica reforma espiritual que o Senhor quer operar no seio da igreja. Este tem sido o método do grande inimigo desde os dias antigos: adulterar o verdadeiro e oferecer uma falsificação, para promover a desordem, o caos e a perdição, em lugar da verdadeira conversão e a vida eterna.

Falsificação satânica da reforma

“Em todo avivamento está ele [Satanás] pronto para introduzir os de coração não santificado e desequilibrados de espírito. … Nenhuma reforma, em toda a história da igreja, foi levada avante sem encontrar sérios obstáculos. Assim foi no tempo de Paulo. Onde quer que o apóstolo fundasse uma igreja, alguns havia que professavam receber a fé, mas introduziam heresias que, uma vez aceitas, excluiriam finalmente o amor da verdade.” (GC pág. 396)

“Germinara por toda parte a semente que Lutero lançara. ...[Satanás] Passou a tentar o que havia experimentado em todos os outros movimentos de reforma - enganar e destruir o povo apresentando-lhe uma contrafação em lugar da verdadeira obra. Assim como houve falsos cristos no primeiro século da igreja cristã, surgiram também falsos profetas no século XVI.” (GC pág. 186)

O pai da mentira tem estado a fazer em nosso tempo o mesmo que fez em épocas passadas. Hoje, ele procura desorganizar o movimento adventista e confundir os filhos de Deus. Assim é que, na história de nossa igreja, particularmente nos últimos anos, têm surgido inúmeros grupos dissidentes que a si mesmo se denominam “reformistas”, quando na realidade só destroem. Sua obra não resistiu à prova bíblica: “Por seus frutos os conhecereis.” (Mateus 7:16).

Espírito de discórdia e revolução

Um traço muito comum nos falsos movimentos de reforma é o espírito de discórdia, luta, revolução e crítica destrutiva, particularmente em relação aos dirigentes da igreja. O Espírito de Profecia adverte: “É chegado o tempo para se realizar uma reforma completa. Quando esta reforma começar, o espírito de oração atuará em cada crente e banirá da igreja o espírito de discórdia e luta” (8 T pág. 251). Em outras palavras, o primeiro fruto de uma reforma é a eliminação da discórdia, da crítica e do espírito de revolução entre os que são por ela afetados.

Ao descrever vários dos falsos movimentos de reforma, a mensageira do Senhor diz o seguinte a respeito do promotor e de um deles: “Ele pensava que Deus havia passado por alto todos os obreiros dirigentes e havia dado a ele a mensagem.” Então diz ela, procurou “mostrar-lhe que estava errado” (2 ME pág. 64)

A respeito de outro, ela escreveu: “Disse ele que todos os dirigentes da igreja cairiam devido à exaltação própria, e outra classe de homens humildes apareceria em cena, que fariam coisas maravilhosas. ...Este homem pretendia crer nos testemunhos. Pretendia que eram a verdade, e os usava... para dar força e aparência de verdade a suas pretensões.” (2 ME pág. 64 4 65).

Sobre este homem e sua mensagem, declarou ela: “Recebi esta palavra do Senhor: Não lhe deis crédito, porque Eu não o enviei.” Disse-lhe ela que “sua mensagem não era de Deus; que ele estava enganando os incautos” (2 ME pág. 65)

Ainda a respeito de outro, que pretendia ter uma mensagem especial para a igreja, escreveu ela: “O mesmo espírito acusador estava nele, isto que [segundo ele] a igreja estava completamente errada e Deus estava chamando um povo que operaria milagres.” (2 ME pág. 66).

Sempre que um desses assim chamados movimentos de reforma suscite um espírito de crítica destrutiva contra os dirigentes da obra e contra a organização da igreja, fazendo eclodir o “espírito de discórdia e de revolução”, saibamos desde logo, sem qualquer outra análise, que é Satanás que o encabeça, e que se trata de uma falsificação da verdadeira reforma.

Ainda que tais movimentos, para angariar adeptos, pretendam no início pertencer ao povo adventista e simulem manifestar zelo pela obra de Deus, terminam sempre na formação separatistas. Não suportam a prova do tempo, embora ás vezes causem grande mal temporariamente, desencaminhando pessoas sinceras, mas não de todo firmadas na verdade.

Satanás age com energia e engano

“Em todo avivamento da obra de Deus o príncipe do mal está desperto para atividade mais intensa; aplica atualmente todos os seus esforços em preparar-se para a luta final contra Cristo e Seus seguidores.” (GC pág. 593).

“Desperte de sono o povo de Deus, e inicie com fervor a obra de arrependimento e reforma; investigue as Escrituras para aprender a verdade como é em Jesus; faça uma consagração completa a Deus e não faltarão evidências de que Satanás ainda se acha em atividade e vigilância. Com todo o engano possível ele manifestará seu poder, chamando em seu auxílio os anjos caídos de seu reino.” (GC pág. 398).

Fanatismo

Entre as armas que o diabo usará para desmontar o plano de Deus de proclamar e promover uma reforma entre o Seu povo, figura o fanatismo. Ele o fez nos dias dos apóstolos, na época da reforma protestante, e praticamente tendo como motivo todos os despertamentos religiosos.
“O fanatismo aparecerá em nosso próprio meio. Virão enganos, e de tal natureza que, se fota possível, desviariam até os escolhidos”. (2 ME pág. 16)

“Lutero também sofreu grande perplexidade e angústia pelo procedimento de pessoas fanáticas. .. E os Wesley, e outros que abençoaram o mundo pela sua influencia e fé, encontraram a cada passo os ardis de Satanás, que consistiam em arrastar pessoas de zelo exagerado, desequilibradas e profanas, a excessos de fanatismo de toda sorte. Guilherme Miller não alimentava simpatias para com as influência que conduziam ao fanatismo. Declarou, como o faz Lutero, que todo espírito deveria ser provado pela Palavra de Deus. … Nos dias da Reforma, os inimigos desta atribuíam todos os males do fanatismo aos mesmo que estavam a trabalhar com todo o afã para combatê-lo. Idêntico proceder adotaram os oponentes do movimento adventista.” ( GC pág. 396 e 397).

Todavia, isso não deve ser motivo para resistir ao verdadeiro reavivamento, a autêntica reforma que responde às características que serão descristas adiante.

“Quando o Senhor opera mediante instrumentos humanos, quando os homens são movidos com poder do alto, Satanás leva seus agentes a exclamar: 'Fanatismo!' e advertir o povo a não ir a extremos. Cuidem todos quanto a soltar esse brando; pois, conquanto haja moedas falsas, isso não se segue daí que todos os reavivamentos devam ser tidos em suspeita. Não mostremos o desprezo que os fariseus manifestavam quando disseram: 'Este [homem] recebe pecadores.' - Lucas 15:2” (OE pág. 170).

“Nossa luz”

Outro dos métodos que o arqui-enganador utiliza para ludibriar as almas incautas é a proclamação de alguma “nova luz”. É certo que o povo de Deus poderá ir vendo ampliações das verdades fundamentais já solidamente estabelecidas. Dessa luz provirá a compreensão de profecias que estão se cumprindo. Porém, devemos ter em conta a seguinte instrução: “Quando o poder de Deus testifica daquilo que é a verdade, essa verdade deve permanecer para sempre como a verdade. Não devem ser agasalhadas nenhumas suposições posteriores contrárias ao esclarecimento que Deus proporcionou.” (1 ME pág. 161).

A autentica nova luz deve ter os seguintes elementos identificadores:

– Estará cem por cento em harmonia com a Palavra de Deus, e não corresponderá alguma interpretação caprichosa ou carente de fundamento bíblico.

“Surgirão homens e mulheres proclamando possuir alguma nova luz ou alguma nova revelação, e cuja tendência é abalar a fé nos marcos antigos, Suas doutrinas não resistem à prova da Palavra de Deus. Mesmo assim, pessoas serão enganadas”. (2 TS pág. 107).

– Não contraditará nenhuma das verdades bíblicas já solidamente estabelecidas como pilares inamomíveis na organização do povo de Deus. “Deus não dá a uma homem luz contrária à estabelecida fé do corpo de crentes. Em toda reforma, surgiram homens pretendendo isso.” (2 TS pág. 103)

– Os que proclamam a nova luz não estarão enfatuados com a idéia de que são superiores a seus irmãos, e de que Deus os escolheu passando por alto Seu povo. Esta é, de maneira geral, a posição dos assim chamados “movimentos de reforma”.

“Deus não esqueceu o Seu povo, escolhendo um homem isolado aqui e outro ali, como os únicos dignos de que lhe confie a verdade” (2 TS pág. 103).

“Ninguém confiem em sim mesmo, como se Deus lhe houvesse conferido luz especial acima de seus irmãos. Cristo é representado como habitando em Seu povo” (2 TS pág. 103).

Características adicionais da verdadeira reforma:
1- Espírito de oração; 2- Espírito de sincera conversão; 3- Espírito abnegado e generalizado de trabalho missionário; 4- Espírito de louvor e ação de graças.

São esses os pensamentos que sugerem os seguintes parágrafos inspirados:
“Em visão da noite passaram perante mim representações de um grande movimento reformatório entre o povo de Deus. Muitos estavam louvando a Deus Os enfermos eram curados e outros milagres eram realizados. Viu-se um espírito de intercessão tal como se manifestou antes do grande dia de Pentecostes. Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os corações eram convencido pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por toda parte para a proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celestial. Grandes bênçãos eram recebidas pelo fiel e humilde povo de Deus. Ouvi vozes de ações de graças e louvor, e parecia haver uma reforma como a que testemunhamos em 1844.” (9T pág. 126).


Preparação para a crise final - pág. 26 à 31

(Literalmente a Verdade)e (Eventos Finais)

Leia Mais…
Related Posts with Thumbnails