terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Maquiagem traz sérios riscos à saúde das garotas



Produtos de beleza como máscara, sombra e base foram considerados perigosos para a saúde das garotas. Pesquisadores do grupo americano de defesa da saúde pública The Environmental Working Group (EWG) descobriram que produtos de maquiagem trazem uma série de elementos químicos ligados ao câncer, à infertilidade e ao descontrole dos hormônios.
Um estudo realizado pelo grupo EWG avaliou garotas entre 14 e 19 anos e constatou que todos os produtos de beleza usados por elas continham elementos químicos perigosos, como phthalates, triclosan, parabens e musks. Esses produtos foram associados ao câncer e a problemas hormonais no passado, e os cientistas temem que eles também tenham ligação com a depressão.

Segundo os pesquisadores, as adolescentes tendem a usar cerca de 17 produtos de beleza por dia, enquanto os adultos usam 13. Outra descoberta alarmante: apesar de grande parte das meninas britânicas não usarem maquiagem antes dos 11, alguns salões e produtos estão disponíveis para crianças de até 6 anos.
Stacy Malkan, cofundador da Campanha por Cosméticos Seguros, falou ao The Sun sobre os riscos. "As garotas mal se tornam adolescentes e já convivem com um ritual de maquiagem diário. Esses produtos as colocam em contato com elementos químicos perigosos, o que pode ser muito negativo para sua saúde", alertou.

Nota: Interessante este tipo de pesquisa, ainda que saibamos que muitas pesquisas possuem orientação tendenciosa. Mas fica um importante alerta quanto ao uso de maquiagem pesada, principalmente por parte de crianças e adolescentes. Interessantes, também, são textos bíblicos como I Timóteo 2:9,10 e I Pedro 3:3 que tratam da modéstia cristã. Evidentemente estes textos aludem mais à vestimenta, mas a questão de modéstia, ou seja, algo mais modesto e simples no vestir, também pode ser aplicado a questão de pinturas, etc. De forma alguma, considero errado e nem a Bíblia assim o considera ruim o cuidado que mulheres e homens precisam ter ao se vestir e com sua aparência pessoal. Mas o exagero e a falta de uma aparência simples não estão dentro da expectativa divina.

(Realidade em Foco) e (Eventos Finais)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails