quarta-feira, 12 de maio de 2010

A sobremesa da semana


Não podemos guardar apenas para nós essa receita tão saborosa

Um dia notei que minha filha mais velha, a Giovanna, estava entretida desenhando e escrevendo em algumas folhas de papel. Horas depois, a obra estava pronta e pedi para ver o resultado (leia o texto completo dela aqui). Ela havia ilustrado a semana da Criação e narrado – em seu linguajar de oito anos de idade – cada ato criador de Deus. O que mais me chamou a atenção foi a descrição que ela fez do sábado: “No sétimo dia Deus foi a Terra pra ficar com Adão e Eva, por isso no sábado a gente tem que fazer coisas que Deus possa ficar com a gente. E continuando, Deus foi lá e Ele deu a Eva uma suculenta laranja e a Adão um lindo e roxo cacho de uvas. Depois se sentaram para conversar. Adão deu um lindo gerânio a Eva, e Eva colocou a flor no cabelo. Adão contou que nadou com o golfinho e Eva disse que tentou andar como gato. Deus riu e disse: ‘Foi divertido. E agora vamos nos divertir muito também.’ E foi muito gostoso esse dia.”

Minha esposa e eu sorrimos ao ler essas palavras e perceber que, sob a ótica de uma criança educada nos princípios bíblicos, o sábado é um dia de festa e alegria. Nessas 24 horas restauradoras, é realmente muito gostoso poder deixar as preocupações de lado, esquecer momentaneamente as tarefas concluídas ou ainda inacabadas, e se dedicar de modo especial à comunhão com Deus e com a família.

Se devidamente observado, o sábado não restaura apenas a saúde física; restaura-nos completamente. Nossa relação com Deus pode ser aprofundada – afinal, se na semana andamos de mãos dadas com Ele, no sábado podemos nos sentar aos pés dEle –, e nossos laços familiares são estreitados. Neste mundo corrido, quantas pessoas dispõem de um dia inteiro para esse tipo de atividades? Quando visto e apresentado dessa maneira, o sábado se revela o que Deus idealizou ao criá-lo: um presente para o ser humano (cf. Mc 2:27).

Não podemos ser egoístas e reter a bênção do sábado apenas para nós. É nesse espírito de liberalidade que se insere o projeto Impacto Esperança. A proposta é dizer ao mundo que existe um tempo de esperança para a família. Um tempo de esperança para aqueles que não mais encontram tempo para alimentar a esperança. Um tempo de esperança para se aproximar do Deus da esperança (cf. Rm 15:4, 13). Temos que sair às ruas e dizer isso às pessoas, para que elas tenham a chance de escolher entre a esperança e o desespero, porque muitas delas só conhecem o segundo.

Isso me lembra a história dos quatro leprosos, narrada no livro de 2 Reis, capítulo 7. Quando eles encontraram vazio o acampamento do exército sírio, fartaram-se de alimento e até pensaram em esconder alguns objetos de valor. Mas a consciência pesou e resolveram ir até Samaria (a cidade da qual haviam sido expulsos e que também estava faminta por causa do cerco sírio) e contar que havia alimento abundante lá fora.

Não sei quanto a você, mas eu me vejo como um leproso, contaminado pelo pecado. Só que um dia Jesus me encontrou e me curou as feridas (Ele ainda faz isso comigo frequentemente). Quando ando com Ele, me sinto limpo e tenho alimento abundante. Como posso esconder essas bênçãos? Como posso saciar minha fome enquanto tantos morrem de inanição ao meu redor? O egoísmo é pior do que a lepra!

Se você andar de mãos dadas com Jesus, cada dia da sua semana pode ser um prato saboroso, ainda que, por causa das lutas da vida, haja um gostinho amargo aqui e ali. E o sábado será aquela sobremesa especial que enche os olhos e adoça o paladar. Não é bom convidar amigos para desfrutar de um prato preparado com carinho? Convide seus amigos para saborear com você a sobremesa da semana – o santo sábado de Deus.

Michelson Borges

P.S.: No próximo sábado, milhões de adventistas sairão às ruas da América do Sul para distribuir a revista Um Dia de Esperança. Os adventistas, como criacionistas por excelência, terão o privilégio de partilhar a mensagem do sábado – o memorial da Criação – com muitas pessoas que desconhecem o profundo significado desse dia especial. Faça planos de se alistar nesse “exército da esperança”!

(Criacionismo)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails