terça-feira, 29 de setembro de 2009

Igreja católica e Conselho Mundial das Igrejas

CÓRDOBA, quarta-feira, 23 de setembro de 2009 (ZENIT.org).- Pela primeira vez acontecerá em Córdoba, Espanha, nos próximos dias 12 a 19 de outubro, a sessão de trabalho do Grupo Misto (GMT) entre a Igreja Católica e o Conselho Mundial das Igrejas.

O Grupo Misto de Trabalho (GMT) entre a Igreja Católica e o Conselho Mundial das Igrejas – informa a Diocese de Córdoba –, foi criado no mesmo ano que era encerrado o Concílio Vaticano II, 1965. É um organismo oficial consultivo para o diálogo ecumênico, na modalidade de multilateral, que fomenta, avalia e sustenta a colaboração entre o Conselho Mundial de Igrejas e a Igreja Católica.

Segundo o cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, “entre suas funções principais está o discernimento da situação ecumênica atual e a contribuição de reflexões concretas mediante estudos específicos”.

Integram atualmente o GMT cerca de 36 membros dos cinco continentes, católicos ortodoxos, protestantes, anglicanos e pertencentes a igrejas livres.

O Grupo continuará em Córdoba a elaboração de dois estudos acerca da recepção dos diálogos ecumênicos e as raízes espirituais do ecumenismo, e outros temas relacionados com a participação das novas gerações no movimento ecumênico e as implicações ecumênicas do fenômeno mundial da migração.

A presidência corresponde ao metropolita Nifón de Targoviste (Patriarcado da Romênia) e Dom Diarmuid Martín, arcebispo de Dublin (Irlanda). Entre os membros católicos, estará presente o bispo Brian Farrell L.C., secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A Igreja Católica, na pessoa de Dom Juan José Asenjo, arcebispo coadjutor de Sevilha e administrador apostólico de Córdoba, expressou as boas vindas aos participantes no encontro plenário do GMT, acolhe “com entranhável afeto fraternal”, e agradece “o acordo de celebrar em nossa cidade este encontro ecumênico de alto nível”.

As sessões de trabalho acontecerão na Casa de Espiritualidade de Santo Antônio. Também haverá um tempo para que os participantes possam conhecer a Igreja de Córdoba e sua cidade.

Entre os atos programados estão, em 15 de outubro, às 12h, recepção do arcebispo Juan José Asenjo. Às 13h, recepção oficial no Alcázar dos Reis Cristãos, pelo prefeito de Córdoba. Às 16h, visita guiada à Santa Igreja Catedral (antiga mesquita) e à Córdoba monumental.

Em 16 de outubro, às 18h30, visita ao Centro Ecumênico “Testamentum Domini” de Córdoba. Às 19h30, celebração ecumênica no templo paroquial da Imaculada e São Alberto Magno. Às 21h, jantar fraternal no Palácio de Viana.

Em 18 de outubro, celebração da Eucaristia na Igreja Catedral, presidida por Dom Brian Farrell. Às 11h30, participação no culto dominical dos cristãos evangélicos, na Igreja Evangélica Batista de Córdoba.

Fonte - Zenit

Nota DDP: É sempre importante lembrar que a ICAR, como inclusive se abstrai da leitura desta notícia, embora fomente e tenha interesse nos intentos do CMI, dele não é membro integrante. Há portanto um gerenciamento externo da questão, com o que convive muito bem os membros do CMI que a este gerenciamento, mesmo que tacitamente, se submetem. De se notar ainda a celebração comum da eucaristia, algo que BXVI vem buscando incessantemente para os cristãos dos diversos segmentos religiosos.

(Diário da Profecia) e (Eventos Finais)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails