terça-feira, 13 de julho de 2010

“Que devo fazer para ser salvo?”

Qual era um dos principais motivos de dissensão na igreja primitiva? At 15:1. Por que alguns criam que esse ritual não se aplicava só à nação judaica? Veja Gn 17:10.

At 15:1 - "Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos".

Gn 17:10 - "Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado".

Enquanto os apóstolos se uniam aos ministros e leigos em Antioquia no esforço sério de conquistar muitas pessoas para Cristo, certos crentes judeus da Judeia, “da seita dos fariseus” conseguiram introduzir uma questão que logo levou a uma ampla controvérsia na igreja e trouxe consternação aos crentes gentios. Com grande convicção, esses mestres afirmavam que, a fim de ser salva, a pessoa precisava ser circuncidada e guardar toda a lei cerimonial. Os judeus, afinal, sempre se haviam orgulhado de seus cultos divinamente designados, e muitos daqueles que haviam sido convertidos para a fé de Cristo ainda sentiam que, por ter Deus, no passado, esboçado claramente a maneira hebreia de adoração, era improvável que Ele autorizasse uma mudança em algumas de suas especificações. Eles insistiam em que as leis e cerimônias judaicas deviam ser incorporadas aos ritos da religião cristã. Demoraram a discernir que todas as ofertas sacrificais nada mais prefiguravam que a morte do Filho de Deus, na qual o tipo encontrou o antítipo, e que, depois disso, os ritos e cerimônias da dispensação mosaica não mais eram obrigatórios.

Como essa disputa foi resolvida? At 15:2-12

1 - Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
2 - Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.
3 - E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
4 - E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
5 - Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
6 - Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
7 - E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
8 - E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
9 - E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
10 - Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
11 -Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
12 - Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.

“Embora buscando de Deus a guia direta, [Paulo] estava sempre pronto a reconhecer a autoridade contida no corpo de crentes unidos em comunhão da igreja. Sentia a necessidade de aconselhar-se; e quando surgiam assuntos de importância, alegrava-se em poder apresentá-los perante a igreja, e em unir-se com os irmãos para buscar de Deus sabedoria para fazer decisões acertadas” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 200).

É interessante que Paulo, que falava frequentemente sobre seu chamado profético e como Jesus o chamara e lhe dera sua missão, estava plenamente disposto a trabalhar com o corpo maior da igreja. Isto é, qualquer que fosse seu chamado, ele percebia que era parte da igreja como um todo, e que precisava trabalhar com ela tanto quanto possível.


Nota: "O sangue de Cristo é o suficiente para a remissão de pecados. Assim como graça é o suficiente para que sejamos salvo".[EL]

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails